Porto Alegre põe fim à obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados

Exigência é mantida em estabelecimentos de saúde e transporte público

Anúncio foi feito após reunião da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde. Foto: Mateus Raugust/PMPA

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), anunciou, na manhã desta sexta-feira, o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. A medida passará a valer imediatamente após a publicação de um decreto, que será lançado em edição extra do Diário Oficial da Capital.

Antes da informação se tornar pública, o tema foi debatido pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por cerca de duas horas. Os técnicos estabeleceram duas exceções à regra: estabelecimentos de saúde e transporte público, onde o uso do item de proteção seguirá sendo exigido.

“Essa é uma decisão baseada na ciência. A pandemia não terminou, mas Porto Alegre tem agido com muita responsabilidade. Cancelamos eventos que poderíamos ter feito, adiamos o carnaval, e acho que estamos maduros para dar esse passo. Estamos fazendo isso com base no decreto estadual”, afirma Melo.

Segundo a administração da Capital, a flexibilização é fruto da alta cobertura vacinal, baixo índice de transmissão do coronavírus e queda do número de pacientes internados em decorrência da Covid-19. O fim da obrigatoriedade das máscaras em locais fechados foi decretado apenas uma semana após a flexibilização nos ambientes abertos.

“Hoje, dentre todas as regiões do Rio Grande do Sul, a com os melhores índices é a de Porto Alegre. Estamos preparados para isso, e essa foi a decisão que nós tomamos. É claro que teremos uma série de recomendações, que serão detalhadas em nota técnica”, finaliza o prefeito.

Escolas estaduais poderão cobrar máscaras

As instituições de ensino não aparecem entre as exceções previstas na Capital. Entretanto, as escolas estaduais poderão exigir que os alunos se protejam, já que precisam seguir as regras fixadas pela Secretaria Estadual da Educação (SEDUC). No caso das municipais e particulares, o uso pode ser liberado conforme avaliação das direções.