MDB vai escolher pré-candidato ao governo no dia 27

Executiva do partido decidiu que deliberação vai ficar a cargo do diretório estadual, e não de todos os filiados à sigla 

Foto: Divulgação/MDB

A executiva estadual do MDB decidiu, em reunião no início da tarde desta sexta-feira, que a escolha sobre quem vai ser o pré-candidato do partido ao governo do Estado acontece no domingo, 27, a cargo do diretório estadual. Com isso, saiu derrotado o pleito de parte das lideranças e movimentos partidários, que defendia uma prévia, ou outro modo de participação aberta a todos os filiados à sigla.

O MDB mantém dois postulantes ao governo: o deputado federal Alceu Moreira e o deputado estadual Gabriel Souza. O partido havia chegado a marcar uma prévia para fevereiro, mas acabou cancelando a votação.

Assim que a reunião da executiva terminou, e antes mesmo de a decisão ser oficializada publicamente, o deputado federal Osmar Terra buscou as redes sociais para manifestar inconformidade e atribuir a decisão da cúpula partidária à influência do governador Eduardo Leite (PSDB), a quem criticou.

“No meu entendimento existe uma pressão do governador, forçando os que têm vinculação com ele no MDB, a decidir de forma apressada a candidatura que lhe convém. O governador não quer o Sartori, que pode ser candidato ao Senado. Ele já escolheu outra candidatura, a da Ana Amélia Lemos. Tá saindo do seu partido, tá traindo o seu partido, vai para o PSD para ser candidato à presidente, mas quer levar o MDB do RS como trunfo para sua campanha”, escreveu.