O Brasil vai ganhar investimentos de R$ 10 bilhões da maior produtora de veículos chineses Great Wall Motor (GWM) até 2032. A primeira parte do recurso, R$ 4 bilhões, será aplicada até 2025 com a produção de veículos elétricos, como SUV e picape. A previsão é atingir a capacidade produtiva de 100 mil unidades de carros por ano.
A fábrica está localizada em Iracemápolis, interior paulista, onde serão criadosr 2 mil empregos diretos até 2025, segundo o governo do estado de São Paulo e Prefeitura de Iracemápolis. A produção também pode gerar de 200 a 300 empregos indiretos em serviços de manutenção e 500 empregos indiretos em trabalhadores do sistema.
Será a primeira na fora dos EUA a produzir veículos híbridos e puramente elétricos. A expectativa é a de que os carros produzidos também possam ser híbridos, que possam funcionar com duas fontes de energia: moto a combustão e motor propulsor (elétrico).
Outro benefício com o anúncio do investimento no Brasil é a implantação de 100 pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos em municípios do estado de São Paulo. De acordo com o governo paulista, a futura rede de recarga da GWM será alimentada principalmente por meio da instalação de placas fotovoltaicas.
Os equipamentos de carregamento serão montados nos pontos de vendas e serviços da Great Wall Motors, e a recarga será gratuita para qualquer modelo ou fabricante de veículos elétricos. As estações de carregamento também serão instaladas em locais comerciais de alto tráfego, como estacionamentos, shopping centers e supermercados.