Em 10 dias, casos de dengue crescem 276% em Porto Alegre

Total já supera o acumulado de todo o 2021

Foto: Alina Souza / CP

Porto Alegre registrou um aumento de 276% nos casos de dengue em dez dias. Nesta terça-feira, a capital chegou a 98 casos confirmados da doença, sendo 95 autóctones (contraídos dentro da cidade), conforme o boletim epidemiológico semanal de arboviroses.

No documento divulgado na semana passada, o registro era de 26 casos até 5 de março. O total já supera o acumulado de todo o 2021, quando foram confirmados em Porto Alegre 83 casos de dengue, sendo 65 autóctones e 18 da forma importada (doença contraída em outras regiões).

A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os casos foram registrados em todas as regiões da cidade, com prevalência nos bairros Jardim Carvalho e Monte Cristo, com 33 e 25 registros, respectivamente. Diante do aumento abrupto de casos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificou as visitas às regiões.

Nesses locais, agentes de combate a endemias da Diretoria de Vigilância em Saúde dão orientações à população diante da circulação viral, fazem busca ativa de casos suspeitos da doença ou de pessoas com sintomas compatíveis com a dengue, além da remoção mecânica de criadouros do mosquito. Ao identificarem focos irregulares de lixo, as equipes emitem notificações ao proprietário do imóvel ou ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), conforme a situação.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, é essencial que a população fique atenta e evite situações que possam se transformar em foco para o mosquito. “É o potinho de planta, o ralo, a garrafa, entulhos dentro das casas. Para isso, é fundamental o olhar de cada pessoa, de cada família”, alerta.