Receita Federal libera nesta terça-feira declaração de IR 2022 pré-preenchida

Receita Federal. Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

A partir da próxima terça-feira, 15, a Receita Federal vai liberar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda para os contribuintes, mas apenas para aqueles que tem cadastro no site Gov.br nível prata ou ouro. Com a declaração pré-preenchida, o contribuinte recebe pelo portal e-CAC as informações de rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais.

Essas informações são obtidas pelo sistema de declarações repassadas por empresas, planos de saúde, instituições financeiras e companhias imobiliárias à Receita. Inclui ainda deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais alimentadas diretamente no PGD IRPF 2022 (Programa Gerador da Declaração), sem a necessidade de digitação.

A modalidade foi criada em 2014, mas só agora será disponibilizada em todas as plataformas. No ano passado, o serviço registrou mais de 10 milhões de declarantes, o que equivale a 32% do total de declarações, e estava disponível apenas para quem possuía a certificação digital (espécie de assinatura eletrônica vendida no mercado).

Agora, o centro virtual de atendimento da Receita Federal (e-CAC) elevou o nível de segurança para o sistema ser acessado com o login Gov.br. O acesso será possível em todas as formas de preenchimento disponíveis: online, no portal e-CAC; no computador, com o programa do IR; e em dispositivos móveis, com o app Meu Imposto de Renda.

A Receita Federal projeta receber 34,1 milhões de declarações, volume semelhante ao enviado em 2021. O prazo de entrega se encerra as 23h59min59s de 29 de abril.