Moraes manda Ministério da Justiça informar sobre extradição de Allan dos Santos

Magistrado deu prazo de cinco dias para que sejam enviadas ao Supremo informações sobre o andamento do caso

Foto: Roque de Sá / Agência Senado / Divulgação / CPmemória

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de cinco dias para que o Ministério da Justiça informe sobre o andamento do pedido de extradição do jornalista e blogueiro Allan dos Santos. Ele atendeu pedido da Polícia Federal. O comunicador é investigado em um inquérito que corre na Corte e mira a promoção e realização de ataques contra instituições democráticas, como o próprio Supremo.

Allan está foragido desde o ano passado após Moraes determinar a prisão dele. O magistrado mandou o governo brasileiro informar autoridades dos Estados Unidos da necessidade de extradição. Além disso, determinou que a PF inclua o nome do blogueiro entre os procurados da Interpol (Polícia Internacional), o que ainda não ocorreu.

Ao longo dos últimos meses, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, empresas de redes sociais, como Twitter, Facebook e Instagram derrubaram canais em nome de Allan dos Santos. O mesmo ocorreu em relação ao Telegram, instado a bloquear um dos perfis do comunicador, sob pena de ser bloqueado no Brasil.

Em vídeos publicados na internet, o blogueiro aparece criticando ministros do Supremo. Nos Estados Unidos, ele chega a frequentar eventos e se encontrar livremente com outras pessoas.