Ucranianos e russos veem avanços significativos em negociações

Pode haver progressos nos próximos dias, projetou conselheiro da Ucrânia

Foto: Defense of Ukraine/Reprodução

Um dos negociadores da Rússia disse, neste domingo, que foram feitos “progressos significativos” nas conversações com representantes da Ucrânia em busca de uma solução para o conflito entre os dois países. De acordo com o assessor, citado pela agência de notícias russa NIA, é possível que as duas delegações possam chegar em breve a uma “posição conjunta”.

O negociador e conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak também afirmou que o lado russo se tornou “mais construtivo” e disse acreditar que, por isso, possam existir progressos nas conversações com Moscou nos próximos dias.

“Não vamos ceder em princípio em nenhuma posição. A Rússia agora já percebe isso”, disse Podolyak em um vídeo publicado nas redes sociais, neste domingo.

Os debates devem prosseguir, por videoconferência, nesta segunda-feira, conforme o Kremlin. O governo ucraniano confirmou o anúncio, em seguida.

Ataques

Neste domingo, forças russas lançaram vários ataques aéreos contra um centro de treinamento militar nos arredores da cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia, perto da fronteira com a Polônia, membro da Otan. De acordo com as autoridades locais, 35 pessoas morreram no bombardeio, incluindo nove militares. Mais de 130 se feriram.

No sul do país, mais nove pessoas foram mortas em um ataque russo na cidade de Mikolaiv, perto do mar Negro. Nesse sábado, os ataques na região já haviam atingido áreas residenciais e dois hospitais, conforme a Agência France Presse (AFP).