Comércio projeta aumento de vendas com redução do IPI

Foto: Alex Rocha/PMPA

A redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), anunciada pelo Governo Federal em vigor desde o último dia 25 de fevereiro, pode gerar benefícios para outras cadeias econômicas, além da indústria. Para o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, o varejo deve ser um dos setores que ganhará condições de reduzir preços e, por consequência, ampliar suas vendas.

“Já vivemos outros momentos no país em que houve a redução do IPI e isso se refletiu de forma positiva para lojistas, que venderam mais, e consumidores, que gastaram menos para comprar”, avalia o dirigente, destacando que a medida cria condições dos comerciantes comprarem produtos com preços mais reduzidos e repassarem esse benefício aos consumidores.

Através do Decreto nº 10.979/2022 o Governo Federal reduziu em 18,5% a alíquota para automóveis de passageiros e outros veículos automóveis principalmente concebidos para transporte de pessoas (exceto os da posição 87.02), incluindo os veículos de uso misto (station wagons) e os automóveis de corrida. Também reduziu em 25% os demais produtos da tabela TIPI, à exceção do tabaco e seus sucedâneos manufaturados.