Morre no Rio o carnavalesco gaúcho Severo Luzardo Filho

Figurinista sofria de câncer no pulmão

Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

Morreu neste sábado, dia 12, no Rio de Janeiro, o figurinista e carnavalesco gaúcho Severo Luzardo Filho. Segundo fontes, Severo vinha tratando um câncer no pulmão, descoberto em dezembro de 2021. A doença se alastrou para o intestino, e as quimioterapias o deixaram muito debilitado e recluso.

Luzardo estreou como carnavalesco no Rio, no Grupo Especial, em 2017. Mas tinha o carnaval no DNA. O pai dele presidiu a escola de samba “Os Rouxinóis”, de Uruguaiana, e a mãe era carnavalesca da mesma escola.

Luzardo assinou e venceu o primeiro carnaval, na mesma “Os Rouxinóis”, em 1978. Natural de Uruguaiana, ele tinha 59 anos de idade. Atualmente era diretor de figurinos da produtora Casablanca – responsável pela produção de novelas bíblicas da Record.

Velório

A União da Ilha, escola da qual Luzardo era carnavalesco, confirmou que o velório ocorre, neste domingo, a partir de 13h, na quadra da Ilha do Governador, zona Norte do Rio.

“Sua alegria, simpatia, carisma e inteligência sempre foram suas marcas registradas. Os seus trabalhos como carnavalesco de nossa escola jamais serão esquecidos”, publicou a União da Ilha em redes sociais, neste sábado.