Empresa projeta concluir ainda em março nova iluminação do Parque da Redenção

Instalação de projetores em LED para iluminar oito monumentos começou na segunda quinzena de fevereiro

Foto: Jefferson Bernardes / Arquivo PMPA

Contratada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), a concessionária IPSul projeta concluir ainda em março a instalação de projetores em LED para iluminar oito monumentos no Parque da Redenção, em Porto Alegre. Os serviços se iniciaram na segunda quinzena de fevereiro.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, o objetivo é “trazer mais vida para os pontos históricos do Parque, para que o cidadão possa usufruir também desses espaços à noite, com segurança”.

Ao todo, serão instalados 141 projetores em LED, sendo 114 com luz branca e 27 com programação de escolha de cor, entre vermelho, verde, azul e branco. O projeto contempla o Recanto Oriental, o Recanto Europeu, o Chafariz Imperial, o Obelisco da comunidade Sírio Libanesa, o Monumento ao Expedicionário, o Recanto Alpino, o Roseiral e o Obelisco da Comunidade Israelita.

Os trabalhos de instalação da iluminação cênica fazem parte do plano de modernização da iluminação da cidade. Os serviços vêm priorizando localidades mais populosas e com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Até o momento, cerca de 43 mil pontos receberam a modernização. Além da implantação da tecnologia LED, a IPSul assumiu a manutenções diárias da rede.

A empresa também vai instalar o sistema de telegestão em pontos de alta incidência de vandalismo. Com o monitoramento em tempo real, vai ser possível perceber alterações e adotar ações imediatas de segurança, a tempo de inibir essas situações.