Três dias após temporais, mais de 46 mil famílias seguem sem luz no Rio Grande do Sul

Problema é mais recorrente na área administrada pela CEEE Equatorial

Foto: Vinicius Roratto/CP Memória

As equipes das empresas responsáveis pela distribuição de energia elétrica no Rio Grande do Sul seguem enfrentando muita dificuldade no reestabelecimento dos serviços. A rede foi afetada pelos temporais que atingiram o Estado entre o domingo e a segunda-feira. Nesta quinta (10), três dias depois da chuvarada, 46,8 mil seguem sem luz.

O problema se prolonga, principalmente, na área de concessão da CEEE Equatorial. Nesta região, 45 mil consumidores permanecem desabastecidos – número que corresponde, principalmente, a clientes que residem na Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo a empresa, 170 equipes trabalham para normalizar os serviços o mais rápido possível.

Já na área da RGE, o número de famílias sem luz é bem menor: 1,8 mil. De acordo com a companhia, estes pontos estão localizados onde houveram mais danos à infraestrutura da rede, decorrente do arremesso de galhos e outros objetos sobre os fios. Ainda não há uma previsão para o reestabelecimento completo do fornecimento.

Defensoria Pública vai se reunir com a CEEE

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) marcou para a tarde desta quinta-feira uma reunião com os advogados da CEEE Equatorial. O objetivo é discutir e encontrar soluções para os problemas relatados pelos clientes da empresa, bem como outros órgãos públicos.

Segundo o órgão, muitos consumidores procuraram a DPE/RS alegando demora no restabelecimento da energia elétrica, após os temporais. Os clientes também reclamam da falta de informações e de previsões de retorno da luz por parte da empresa. Nestes casos, as distribuidoras têm prazo de 24h para comunicar os usuários das grandes cidades.