Governo de Minas Gerais flexibiliza uso de máscaras ao ar livre

Municípios terão autonomia para definir regras de uso da proteção

Foto: Belo Horizonte / Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O governo de Minas Gerais retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial ao ar livre. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, a decisão passa a valer a partir de sábado.

De acordo com o secretário, os municípios terão autonomia para decidir sobre o tema. Para a equipe técnica do governo estadual, porém, o momento é seguro para a flexibilização no uso do equipamento de proteção individual.

O secretário disse que a decisão está baseada no quadro de projeção de quedas de casos nos próximos dias, e no fato de que há mais de seis meses o estado está em onda verde, ou seja, um cenário controlado. Ele disse ainda que a vacinação completa em Minas Gerais com duas doses está acima de 80% e o reforço acima de 40%.

Baccheretti explicou que a orientação da pasta é que cada município verifique se já atingiu pelo menos 80% da população vacinada com duas doses para poder optar pela flexibilização.

Atualmente, o estado de Minas Gerais conta com mais de 86% da população totalmente imunizada com as duas doses, ou dose única, e cerca 45% com a dose de reforço. Desde o início da pandemia de Covid-19, mais de 61 mil pessoas morreram em decorrência da infecção.