Pesquisa revela que 91% dos consumidores já receberam negativa de crédito

Governo publica decreto que antecipa 13º salário de aposentados | Foto: Marcell Casal Jr./Agência Brasil

Um total de nove em cada dez brasileiros já teve crédito negado ao menos uma vez ao longo de toda a sua vida financeira. É o que revela pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista, com cerca de três mil consumidores, e que apontou que 91% dos entrevistados já tiveram crédito negado ao menos uma vez.

Segundo o estudo, as principais causas apontadas pelos consumidores entrevistados como um dos problemas ao tentar solicitar crédito no mercado são: possuir score de crédito baixo (43%), e ter restrições no nome, mencionada por 42% dos respondentes, não ter como comprovar renda (11%), não ter carteira assinada (4%) e não ter conta em banco (1%).

A pesquisa também verificou a compreensão sobre o Cadastro Positivo por parte do consumidor. Em 2022, a Boa Vista constatou que 94% dos consumidores afirmam ter ciência do Cadastro Positivo, frente aos 78% registrados em 2021. Porém, entre as pessoas que dizem não conhecer o Cadastro Positivo, a maioria também não sabe como e onde consultar suas informações. O Cadastro Positivo é um banco de informações com registro do histórico de pagamentos em dia dos consumidores.

Cerca de 44% dos consumidores entendem que o Cadastro Positivo deve fazer com que sejam reconhecidos pelas contas pagas e não somente por dívidas. O estudo também apontou que sete em cada dez, ou 71% dos consumidores que conhecem o próprio score, atribuem grande importância da nota na vida financeira.