Covid: Saúde amplia público apto a terceira e quarta doses em Porto Alegre

Reforço também passa a ser oferecido a gestantes e puérperas de 12 a 17 anos e adolescentes imunocomprometidos da mesma faixa etária

Foto: Guilherme Almeida/CP

A partir desta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre amplia o público apto a tomar a terceira e a quarta doses contra a Covid-19. A decisão segue orientação da Secretaria Estadual de Saúde e do Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Com a mudança, a terceira dose, até então disponível para todas as pessoas a partir de 18 anos, também passa a ser oferecida a gestantes e puérperas de 12 a 17 anos e adolescentes imunocomprometidos da mesma faixa etária. A aplicação deve ocorrer quatro meses após a segunda dose, para gestantes e puérperas, e oito semanas após, para adolescentes com comprometimento imunológico.

O intervalo de oito semanas também passa a ser adotado para imunocomprometidos a partir de 18 anos (o prazo, até então, era de 28 dias após a segunda dose). Já para as demais pessoas acima de 18 anos, segue mantido o intervalo de quatro meses.

Para adolescentes de 12 a 17 anos que não façam parte de nenhum dos grupos mencionados acima, ainda não há indicação de terceira dose.

Já a quarta dose, até agora disponível somente para imunocomprometidos a partir de 18 anos, passa nesta quarta a ser oferecida também a adolescentes de 12 a 17 anos com essa mesma condição de saúde. A dose deve ser aplicada quatro meses após a terceira dose. O público imunocomprometido apto à quarta dose abrange pessoas com:

– Imunodeficiência primária grave

– Quimioterapia para câncer

– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

– Pessoas vivendo com HIV/Aids

– Uso de corticóides em doses maiores de 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias

– Uso de drogas modificadoras da resposta imune

– Pacientes em hemodiálise

– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias)

Para receber a terceira ou quarta doses, é preciso apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. Imunocomprometidos devem apresentar ainda comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Vacinados com Janssen

Vacinados com Janssen que tenham a partir de 18 anos e sejam imunocomprometidos também poderão receber uma terceira dose de qualquer vacina.

A aplicação deve ser feita quatro meses após a terceira dose. Até o momento, não há previsão de aplicação de quarta dose nesse público.

Confira o resumo do esquema vacinal contra a Covid-19:

1ª dose:

Todas as pessoas a partir de 5 anos

2ª dose:

Vacinados com Coronavac/Butantan – 28 dias após a 1ª dose

Vacinados com Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca ou Janssen – 8 semanas após a 1ª dose

3ª dose:

Imunocomprometidos de 12 a 17 anos – 8 semanas após a 2ª dose

Imunocomprometidos a partir de 18 anos – 8 semanas após a 2ª dose

Gestantes e puérperas de 12 a 17 anos – 4 meses após a 2ª dose

Imunocomprometidos a partir de 18 anos vacinados com Janssen – 4 meses após a 2ª dose

Pessoas a partir de 18 anos vacinadas com Coronavac/Butantan, Pfizer/BioNTech ou Oxford/AstraZeneca – 4 meses após a 2ª dose

4ª dose:

Imunocomprometidos a partir de 12 anos vacinados com Coronavac/Butantan, Pfizer/BioNTech ou Oxford/AstraZeneca – 4 meses após a 3ª dose

Confira os locais de vacinação em Porto Alegre aqui.

Fique atento

Devido à falta de energia elétrica, duas unidades de saúde seguem com a aplicação de doses suspensa: US Bananeiras e US Santa Rosa.

Vacinação de crianças – primeira dose de Coronavac disponível para todas as crianças de seis a 11 anos, exceto as imunocomprometidas, em 22 unidades de saúde e na Unidade Móvel, que passa o dia na Emef Moradas da Hípica. A segunda dose do imunizante vai ser aplicada nos mesmos locais, em crianças vacinadas até nove de fevereiro (28 dias). Já a primeira dose da vacina pediátrica da Pfizer/BioNTech vai ser oferecida em 14 unidades de saúde para todas as crianças de cinco a 11 anos de idade.

Agendamento da vacinação infantil – Também é possível agendar a imunização através do app 156+POA, para o período noturno. A vacina da Pfizer é oferecida para crianças de cinco a 11 anos nas unidades Morro Santana, Diretor Pestana e Primeiro de Maio, das 18h às 21h. Já a primeira e segunda dose de Coronavac, para crianças de seis a 11 anos, exceto imunocomprometidas, na unidade Morro Santana, no mesmo horário.

Vacinação de adultos – A vacinação para a população acima de 12 anos vai ocorrer em 33 locais: Shopping João Pessoa e 32 unidades de saúde – quatro delas com atendimento até as 21h (Belém Novo, Ramos, São Carlos e Tristeza).