O trabalhador brasileiro já pode solicitar sua carteira de trabalho digital tanto pelo site Gov.br quanto por aplicativos disponíveis para smartphones. O documento passou a ser emitido de forma prioritária no formato digital e excepcionalmente no formato físico.
Com a CTPS Digital o trabalhador tem acesso às mesmas informações contidas anteriormente no documento em formato físico. Pode também consultar o número do seu PIS/PASEP, bem como conferir o contrato de trabalho atual e até solicitar uma segunda via do documento, em caso de perda.
Para solicitar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em formato digital, o cidadão necessita seguir alguns passos. No documento, assim como no formato físico, fica registrada toda a vida laboral do trabalhador.
Veja como obter sua CTPS:
- No computador ou no celular: acesse o portal Gov.br e busque por carteira de trabalho digital;
- Depois clique em solicitar;
- Por último, quero me cadastrar;
- É necessário preencher os campos com os seus dados seguindo o passo a passo do próprio site;
- Se o sistema informar que você já tem cadastro, volte para tela da senha de acesso, clique no botão: “Já tenho cadastro” e siga os passos;
- Ao entrar no sistema e chegar na área do trabalhador, clique no card: “Carteira de trabalho digital”;
- O sistema também dá a possibilidade do trabalhador verificar o seu histórico profissional;
- O procedimento também poderá ser realizado pelo celular, ao baixar o app carteira de trabalho digital, disponível para Android e IOS;
- Na versão Mobile, você terá a possibilidade de receber notificações sobre as movimentações em seu contrato de trabalho.