Resgate do dinheiro esquecido pode ser agendado a partir desta segunda

Foto: Marcello Casal / Agência Brasil

A partir desta segunda-feira, 25,911 milhões de cidadãos que têm saldos em contas antigas e 253,476 mil empresas verificaram a existência de valores a serem recuperados, poderão consultar seus valores e pedir o resgate na data de seu agendamento no Sistema de Valores a Receber (SVR). Para que seja solicitado o resgate, é necessário que o cidadão esteja cadastrado na plataforma Gov.br do governo federal, com nível de acesso prata ou ouro – que demandam mais autenticações, como reconhecimento facial e autorização via aplicativo do banco.

Nesta primeira etapa, o Banco Central vai liberar o saldo e o agendamento para aqueles nascidos antes de 1968 ou para empresas criadas antes desta data. O prazo para este grupo se encerra na sexta (11), com repescagem no sábado (12). Em 14 de março, será a vez dos nascidos entre 1968 e 1983, ou empresas criadas neste período. A repescagem será no sábado seguinte (19).

Por fim, de 21 a 25 de março será a vez dos nascidos após 1983, ou empresas criadas a partir de então. A repescagem será em 26 de março. Em todos os casos, será preciso ter uma conta nível prata ou ouro do Portal Gov.br.

A partir dessa conta, será possível solicitar a devolução do valor pela opção “Solicitar por aqui”, que significa que a instituição oferece a devolução do valor via Pix no prazo de até 12 dias úteis. Nessa opção será possível selecionar uma das chaves Pix e informar os dados pessoais para o recebimento.

A outra alternativa é “Solicitar via instituição”, o que significa que a instituição não oferece a devolução por Pix e será preciso entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado a forma de devolução do valor. A estimativa do Banco Central é de haja um total de R$ 8 bilhões a serem recuperados, dos quais R$ 3,9 bilhões devem ser liberados nesta etapa – para mais de 28 milhões de cidadãos e empresas.