Negociadores russos e ucranianos têm ‘pequenos avanços’ sobre corredores humanitários

Terceira rodada de conversas entre os países teve como pauta principal a proteção de civis que tentam fugir da guerra da Ucrânia

Arte R7

A terceira rodada de negociações entre representantes russos e ucranianos terminou nesta segunda-feira (7) com pequenos avanços nas questões da criação de corredores humanitários para a retirada de civis ucranianos do país. O negociador da Ucrânia Mykhailo Podoliak disse pelo Twitter que considera os resultados alcançados no encontro desta segunda-feira “positivos” nas questões voltadas aos corredores.

“Conseguimos alguns resultados positivos na logística dos corredores humanitários”, disse Podoliak, que também atua como assessor da presidência ucraniana.

Por outro lado, a equipe de negociação da Rússia considerou que o encontro entre os países “não correspondeu às expectativas” da nação. Durante a segunda rodada de negociação, na última quinta-feira (3), os negociadores russos e ucranianos concordaram com o estabelecimento de corredores humanitários para a saída de civis e com o término temporário das hostilidades ao longo das rotas de retirada.

Já nesta segunda-feira, a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereschuk, anunciou que o país rejeitou os corredores humanitários para Belarus e para a Rússia, propostos por Moscou. Segundo ela, a sugestão “não é uma opção aceitável”.

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que a Rússia expressa “cinismo moral e político” ao propor corredores humanitários que acabam levando refugiados ucranianos ao país. “Nada disso é sério. É um cinismo moral e político que me soa insuportável”, disse o mandatário.