A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) dá início nesta segunda-feira, 7, o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, que se estande até 31 de março. Nesse período, as pessoas físicas que têm dívidas em atraso com instituições financeiras poderão conhecer e quitar seus débitos, além de receber acesso a conteúdo exclusivo sobre educação financeira.
A iniciativa, em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretária Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país, conta com uma página específica, que tem o objetivo de direcionar o consumidor em orientação financeira até o envio de propostas de negociação na plataforma de mediação de conflitos Consumidor.gov.br, sistema que tem a adesão de mais de 160 instituições financeiras.
Na página do mutirão, entre outras ferramentas, o consumidor encontrará o link para o Registrato, sistema do Banco Central por meio do qual é possível acessar a lista de dívidas perante as instituições financeiras. Para aderir ao mutirão, o consumidor pode optar por negociar com a instituição credora dentro da plataforma consumidor.gov.br ou diretamente com os canais digitais de negociação dos bancos.
Na página, o interessado encontra um modelo de reclamação no qual pode se basear para redigir a sua solicitação, que, depois de enviada, dá ao banco um prazo de 10 dias para analisar o pedido e apresentar uma proposta.