A FBI Demolidora concluiu na tarde deste sábado a instalação dos explosivos para a implosão do prédio da antiga sede da Secretaria de Segurança Pública. O carregamento de 200 quilos foi acompanhado de perto pela Brigada Militar e pelo Exército. A demolição está marcada para às 9h deste domingo.
No domingo pela manhã, horas antes da implosão, será feita a conexão principal do circuito a um tubo pirotécnico de 300 metros, que segue até ponto onde fica o detonador. Após a contagem regressiva, uma vez acionado o botão, é deflagrada uma substância a mil metros por segundo de velocidade, o torna o comando praticamente instantâneo.
Essa preparação, que exige técnica altamente apurada, é fundamental para a sequência correta da detonação. Em cada andar, a sequência é a mesma. Começa pelos pilares centrais da edificação, de forma que parte já colapsada da estrutura dê início ao movimento de queda. Depois, seguem em direção às duas extremidades laterais do prédio, com intervalo de 0,4 segundos de um pilar para o outro.
A previsão é de que toda a implosão dure sete segundos. Depois, restarão no chão 20 mil toneladas de escombros, que serão removidos do terreno pela FBI Demolidora em cerca de 30 dias.
Esta será a primeira implosão na Capital desde 1976. A última vez que isso aconteceu na capital foi no edifício das Lojas Renner, também atingido por um incêndio.