Produção da indústria gaúcha tem o pior resultado para janeiro em quatro anos

Foto: FCA/Divulgação

O índice de produção da pesquisa Sondagem Industrial caiu em janeiro, atingindo 44,9 pontos, o pior resultado do mês dos últimos quatro anos, 3,4 pontos abaixo da média histórica para o primeiro período do ano. A pesquisa, realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), revela que a queda foi maior que o esperado.

Com variação de zero a 100 pontos, valores abaixo de 50 indicam queda ante o mês anterior. Conforme a pesquisa, o emprego industrial atingiu o 19º mês seguido de alta. O índice de emprego alcançou 51,6 pontos em janeiro, denotando, acima de 50, crescimento ante dezembro num período cujo padrão sazonal histórico aponta estabilidade (média do mês de 50,3).

A indústria gaúcha utilizou 70,0% da sua capacidade instalada em janeiro, ficando estável em relação a dezembro e 2 pontos percentuais acima da média do mês. Já os empresários gaúchos consideraram a utilização para o mês abaixo do normal: o índice de UCI em relação ao nível usual atingiu 45,8 pontos, o menor valor desde julho 2020 (44,1).

Os estoques de produtos finais, por sua vez, recuaram na virada do ano – o índice de evolução foi de 48,8 pontos (abaixo de 50) em janeiro –, repercutindo a queda da produção. A redução dos estoques, todavia, foi insuficiente para eliminar o excesso observado desde outubro de 2021. De fato, o índice de estoques em relação ao planejado foi de 51,4 pontos em janeiro – acima de 50 indica acúmulo indesejado pelas empresas.