A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) confirmou nesta sexta-feira mais sete casos de dengue em Porto Alegre, sendo seis deles autóctones (contraídos na cidade) e um importado. Os casos são de moradores dos bairros Lomba do Pinheiro, Aberta dos Morros, São José, Partenon, Bom Jesus, Jardim Carvalho e Vila Nova. Com isso, a Capital já soma, em 2022, 11 casos da doença, que é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.
Ao longo da próxima semana, agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) visitarão as regiões dos casos confirmados para orientar a população diante da circulação viral, fazer busca ativa de outros casos suspeitos da doença ou de pessoas com sintomas compatíveis com a dengue, além de fazer a remoção mecânica de criadouros de mosquitos.
Na semana passada, a Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis (EVDT) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu alerta epidemiológico à rede de serviços de saúde de Porto Alegre devido ao aumento dos casos autóctones de dengue na cidade. Em todo o ano passado, foram confirmados em Porto Alegre 83 casos de dengue, sendo 65 autóctones e 18 importados.