Mais de 130 policiais civis estão mobilizados em uma operação de combate aos crimes de homicídio e tráfico de drogas em Rio Grande, na região Sul do Estado, na manhã desta sexta-feira (4). A força-tarefa, batizada de “Fauda”, consiste em 39 ordens judiciais – sendo oito de prisão e 31 de busca e apreensão.
Até as 9h, ao menos quatro suspeitos já haviam sido detidos preventivamente. Eles são vinculados às organizações criminosas responsáveis pela escalada de violência na cidade, que viu os registros de assassinato aumentar exponencialmente desde novembro de 2021. O problema tem origem na disputa por pontos de tráfico.
“Neste ano são 20. É um número bem acima da média para a cidade. A nossa realidade é a de disputa de grupos criminosos, para a hegemonia do tráfico de drogas. As características não são muito diferentes das encontradas na Região Metropolitana”, explica o delegado Rafael Patella, um dos responsáveis pela operação.
Junto aos presos, os policiais apreenderam cinco armas de fogo, drogas e smartphones. Os números da ofensiva, no entanto, são provisórios – uma vez que nem todos os mandados expedidos foram cumpridos pelos policiais que percorrem os bairros Getúlio Vargas, Cidade Nova, Castelo Branco, Navegantes, Santa Teresa e Mangueira.