A CDL Porto Alegre vai revitalizar a praça Osvaldo Cruz, localizada entre as ruas Voluntários da Pátria, Comendador Manoel Pereira e Chaves Barcellos, no Centro Histórico da Capital. O projeto prevê melhorias de circulação e mais segurança aos frequentadores, estações de lazer e a realização de pequenos eventos.
As obras foram iniciadas na última semana, e a entrega está prevista para o final do primeiro semestre de 2022, quando Porto Alegre completa 250 anos. A entidade ficará responsável pela manutenção por cinco anos.
O ponto de partida do projeto é a reposição das pedras portuguesas originais na área central e a recolocação de basalto. Decks de diferentes níveis e bancos serão construídos, para que os frequentadores possam aproveitar as sombras em torno das árvores.
Canteiros ajardinados embelezarão a praça, junto às floreiras bem-cuidadas. Parte da infraestrutura de limpeza e segurança, lixeiras, postes de iluminação fotovoltaica e iluminação de led serão instalados, além de um bicicletário de uso coletivo. Ainda, será restaurado o busto do médico e sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz, que já pertence ao espaço e dá nome ao local.
Conforme a empresária e arquiteta, Ana Cláudia Bestetti, diretora da CDL POA, painéis contarão a história da praça, que possui seus primeiros registros em 1927, e do médico homenageado. “No século passado, este local ficava quase às margens do Guaíba e servia de rotatória para carroças. Por isso, o formato circular, que será preservado. Queremos que as memórias da cidade não se percam”, comenta.
Para o presidente da CDL POA, Irio Piva, esta entrega terá um significado simbólico, mas também prático no dia a dia do Centro. “A revitalização da Praça Osvaldo Cruz é mais do que uma contribuição para os frequentadores do Centro, para valorizar uma área comercial. Será uma demonstração de como os setores público e privado podem cooperar a fim de tornar a nosso município em um lugar melhor para todos”, declara.