Valores a Receber já teve mais de 116 milhões de busca por CPFs e CNPJs

Foto: Joel santana Joelfotos / Pixabay / CP

Até a última sexta-feira, 25 de fevereiro o Sistema de Valores a Receber (SVR) recebeu 116,806 milhões de buscas por CPFs e CNPJs na plataforma. Deste total, 114,079 milhões referem-se a pessoas físicas e 2,727 milhões a pessoas jurídicas, 25,911 milhões de cidadãos têm saldos em contas antigas e 253,476 mil empresas verificaram a existência de valores a serem recuperados.

Conforme a autoridade monetária, a partir da próxima segunda-feira, 7, aqueles que têm valores a receber poderão consultar seus saldos e pedir o resgate na data de seu agendamento no SVR. Para isso, basta acessar o site (valoresareceber.bcb.gov.br) na data e período previamente informados.

Para que seja solicitado o resgate, é necessário que o cidadão esteja cadastrado na plataforma Gov.br do governo federal, com nível de acesso prata ou ouro – que demandam mais autenticações, como reconhecimento facial e autorização via aplicativo do banco.

A partir dessa conta, será possível solicitar a devolução do valor pela opção “Solicitar por aqui”, que significa que a instituição oferece a devolução do valor via Pix no prazo de até 12 dias úteis. Nessa opção será possível selecionar uma das chaves Pix e informar os dados pessoais para o recebimento.

A outra alternativa é “Solicitar via instituição”, o que significa que a instituição não oferece a devolução por Pix e será preciso entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado a forma de devolução do valor. A estimativa do Banco Central é de haja um total de R$ 8 bilhões a serem recuperados, dos quais R$ 3,9 bilhões devem ser liberados nesta etapa – para mais de 28 milhões de cidadãos e empresas.