Operação de combate ao tráfico culmina em ao menos cinco prisões em Esteio

Força-tarefa reuniu mais de 100 agentes da Polícia Civil e Brigada Militar

Grupo estava na mira das autoridades desde janeiro, após uma tentativa de homicídio. Foto: Polícia Civil/Divulgação

Pelo menos cinco pessoas foram presas, na manhã desta quinta-feira (3), em decorrência de uma operação integrada da Polícia Civil e Brigada Militar na Região Metropolitana de Porto Alegre. A força-tarefa, que recebeu o nome de “Controle III”, contou com mais de 100 agentes das duas corporações e teve como principal foco a cidade de Esteio.

Ao todo, 20 ordens judiciais – entre mandados de prisão e de busca e apreensão – foram expedidas. Dentre os crimes investigados, destacam-se os de homicídio, tráfico de drogas e associação criminosa praticados pelos suspeitos. Todos viviam, ou atuavam, no bairro Parque Primavera, que é conhecido como “Cidade de Deus” na cidade.

O grupo estava na mira das autoridades desde janeiro, após uma tentativa de homicídio. Na oportunidade, um morador de Esteio foi atingido por quatro disparos de arma de fogo efetuados por dois criminosos reconhecidos através de fotografias. Os suspeitos fazem parte da organização criminosa que comanda o tráfico na região.

Antecedentes

Segundo a polícia, uma das mandantes do crime é a ex-companheira da vítima – que, dois dias antes, saiu da casa que dividia com o namorado parar morar com um vizinho dele, também envolvido na tentativa de assassinato. A motivação do crime foi o fato da vítima visitar o filho diariamente, gerando desconforto nos investigados.

Os dois executores contratados pelo casal são apontados como traficantes da Cidade de Deus. “Foi um trabalho operacional e investigativo em conjunto de forte repercussão positiva no combate à criminalidade em Esteio”, comemora a delegada Luciana Bertoletti, responsável pela operação no âmbito da Polícia Civil.

Os alvos da operação serão diretamente encaminhados ao sistema prisional.