O governo da Ucrânia pediu, nesta quarta-feira, à Rússia que pare os ataques nas cidades de Kharkiv e Sumy para pode evacuar a população civil para cidades mais seguras. Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia e importante centro industrial, é uma das cidades alvo de constantes ataques das tropas russas.
Em nota publicada nas redes sociais, o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia cita a presença de estudantes estrangeiros nesses locais. “Há estudantes da Índia, Paquistão, China e outros países que não podem sair por causa dos bombardeios indiscriminados e ataques de mísseis bárbaros das Forças Armadas russas em áreas residenciais e infraestrutura civil”.
Segundo o ministério, o governo da Ucrânia está pronto para ajudar os estudantes estrangeiros a se mudarem caso a Rússia se comprometa com um cessar-fogo. “Tentar organizar evacuações através de cidades que estão sendo submetidas a bombardeios russos e ataques com mísseis é extremamente perigoso”, disse.
O Ministério das Relações Exteriores apelou aos governos da Índia, Paquistão e China, entre outros, para que exijam de Moscou a abertura de um corredor humanitário. “O governo ucraniano está empenhado em fornecer aos estudantes estrangeiros toda a assistência necessária para que possam regressar em segurança aos seus países de origem”, concluiu a nota.