Sberbank, maior banco da Rússia, anuncia saída do mercado europeu

Crédito: Divulgação

O Sberbank, principal banco da Rússia, informou nesta quarta-feira, 2, a saída do mercado europeu. A decisão é um reflexo das sanções impostas por países ocidentais em represália pela invasão da Ucrânia. “Na situação atual, o Sberbank decidiu seCrédito retirar do mercado europeu”, afirmou o banco em um comunicado divulgado por agências de notícias russas.

As filiais europeias do banco enfrentam “saídas irregulares de fundos e ameaças à segurança de seus funcionários e agências”, acrescentou o comunicado. O banco está presente em oito países europeus: Alemanha, Áustria, Croácia, República Tcheca, Hungria, Eslovênia, Sérvia e Bósnia e Herzegovina.

Conforme o comunicado, as filiais europeias do Sberbank dispõem de um “nível elevado de capital e ativos, e os fundos dos clientes estão garantidos, de acordo com as legislações locais”. A decisão não envolve a filial da Suíça.

“A filial do Sberbank na Suíça não faz parte do grupo Sberbank Europa. O banco na Suíça continua funcionando normalmente”, afirmou.

As sanções buscam impedir que os bancos russos tenham acesso aos mercados internacionais de capitais, e incluem o corte de bancos russos da rede internacional de pagamentos Swift e o congelamento de ativos do Banco Central russo no Ocidente de forma a impedir que a Rússia consiga usar suas reservas em moeda estrangeira.