Relatório estima que conexões 5G devem chegar a 1 bilhão até o final deste ano

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O total de conexões 5G realizadas no mundo deve atingir a marca de 1 bilhão no fim deste ano, o dobro da marca atingida em 2021, e um pouco menos da metade prevista para 2025, de 1,8 bilhão. A projeção é do relatório Mobile Economy 2022, da GSMA, entidade que reúne empresas de telecomunicações. A análise envolve 70 mercados e 176 operadores com 5G, ou 20% das empresas globais e, conforme o Ministério das Comunicações, 12 das 26 capitais estão prontas para receber o 5G.

Conforme o relatório, a cobertura já chega a 15 cidades com a Claro e 8 com a Vivo. O 5G, previsto para estar em operação na metade deste ano em todas as capitais, permitirá conexões de celular com velocidade até cem vezes mais rápidas que atuais, que teve Claro, Vivo e Tim como grandes vencedoras, pois as antenas dessa geração comportam mais dispositivos simultâneos.

Conforme o relatório, a expectativa é que o 5G custe R$ 250 mensais no início das suas operações em redes construídas exclusivamente para esta tecnologia. Atualmente, a rede 4G envolve 40% das conexões móveis no país, o maior mercado de telefonia móvel da América Latina.