A Ucrânia tenta resistir de todas as formas aos ataques russos e uma estratégia adotada agora é convidar soldados da Rússia a se renderem voluntariamente. Em troca, o governo ucraniano promete anistia e uma compensação monetária de 5 milhões de rublos (moeda russa), que equivale a cerca de R$ 300 mil.
Esta medida foi tomada pelo Ministério da Defesa, segundo conta o site ucraniano Zaxid Net. “Oferecemos aos soldados russos uma escolha: morrer em uma guerra injusta ou uma anistia completa e 5 milhões de rublos em compensação. Se eles deporem as armas e se renderem voluntariamente “, escreveu Oleksiy Reznikov, ministro da defesa, nesta segunda. Ele continuou: “Muitos deles [os soldados] são muito jovens. Alguns deles foram enganados, alguns foram zumbis pela propaganda ou intimidados. Em geral, é claro que a motivação da maioria dos invasores é baixa”.
Reznikov revelou que o dinheiro para as eventuais rendições de soldados russos vira das empresas ligadas à Tecnologia da Informação, que já estão arrecadando fundos para isso.