Porto Alegre segue com serviço de vacinação nesta terça-feira de carnaval

Adultos e crianças podem buscar a imunização, das 8h até às 17h, em cinco unidades de saúde da cidade

Foto: Alex Rocha / PMPA

O serviço de vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre prossegue nesta terça-feira(28) de carnaval.  Adultos e crianças podem buscar a imunização, das 8h às 17h, em cinco locais. Os menores de 12 anos devem ir até as Unidades de Saúde Santa Marta, Morro Santana e Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes. Já os jovens e adultos devem se deslocar até as unidades de saúde Glória e Navegantes.

Nos três locais da vacinação infantil, haverá aplicação de primeira dose das vacinas Pfizer/BioNTech e Coronavac/Butantan, além da segunda dose de Coronavac para crianças vacinadas com o imunizante há pelo menos 28 dias. Para receber a primeira dose, é preciso apresentar documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais devem estar presentes no momento da vacinação ou enviar autorização assinada. Na segunda dose, é preciso levar a carteirinha de vacinação.

Nos dois locais de vacinação de adultos, haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta dose. Não haverá aplicação da dose de reforço da Janssen. A primeira dose será oferecida para todas as pessoas com 12 anos ou mais. Para receber a vacina, basta apresentar documento de identidade com CPF.

A segunda dose estará disponível para vacinados com Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech para pessoas com intervalo de oito semanas. A segunda dose de Coronavac/Butantan será oferecida a vacinados com o imunizante há 28 dias (exceto na US Navegantes). Além do documento de identidade, é necessário levar a carteira de vacinação com o registro da primeira dose.

A dose de reforço da Pfizer estará disponível para pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a segunda dose de qualquer imunizante há quatro meses e imunocomprometidos com a segunda dose há 28 dias.

A quarta dose estará disponível para todos os imunocomprometidos acima de 18 anos vacinados com a terceira dose há quatro meses. Para receber a terceira ou quarta dose, imunocomprometidos devem apresentar comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Todas as unidades também receberão pessoas que precisarem de atendimento clínico e odontológico, incluindo sintomáticos de Covid-19. Na Farmácia Distrital Santa Marta, haverá dispensação de medicamentos à população.