ONU afirma que mais de 400 civis foram feridos ou mortos na Ucrânia

Números são do escritório do alto comissariado da ONU para Direitos Humanos

R7

A Organização das Nações Unidas afirmou que pelo menos 400 civis foram feridos ou mortos na Ucrânia desde o início da invasão russa ao país. Mais de 100 mortes foram registradas nos últimos dias, segundo o subsecretário-geral da ONU, Martin Griffiths. Os números são do escritório do alto comissariado da ONU para Direitos Humanos.

Griffiths acrescentou que o número de baixas civis pode ser ainda maior, já que algumas mortes reportadas ainda não foram confirmadas. “O quadro é sombrio, e pode ficar ainda pior. Ataques aéreos e combates em áreas urbanas estão danificando instalações civis e interrompendo serviços essenciais de saúde, eletricidade e saneamento”, alertou.

Organizações humanitárias

Ainda conforme a ONU, são 119 organizações humanitárias atuando na Ucrânia. A capacidade de prestar assistência, no entanto, foi limitada pela ação militar russa, de acordo com o próprio Griffiths.

Ele pediu, ainda, garantia das partes envolvidas no conflito para que trabalhadores e movimentos humanitários sigam protegidos. “Isso precisa ocorrer mesmo nos dias mais graves do conflito, e não esperando que ele diminua”, declarou.