Ao menos 106 mil clientes seguem sem luz no Rio Grande do Sul, após os fortes temporais que atingiram o estado na noite desse domingo. Na área de abrangência da RGE Sul, 60 mil consumidores permanecem desabastecidos de energia elétrica. Já na área da CEEE Equatorial, 12 cidades estão com problemas, somando 46 mil clientes sem luz. Ambas companhias afirmam que estão trabalhando para reestabelecer o serviço o mais breve possível.
Conforme a assessoria de imprensa da RGE Sul, a maioria dos atingidos se concentra no Vale do Sinos e em Santa Maria. A CEEE Equatorial detalha que as cidades mais afetadas são Viamão, Porto Alegre, Guaíba, Eldorado do Sul, São Jerônimo, Encruzilhada do Sul, Mariana Pimentel, São Lourenço do Sul, Turuçu, Pelotas, Canguçu e Santa Vitória do Palmar.
Incêndio em subestação da CEEE
Na noite desse domingo, uma subestação da CEEE Equatorial em Viamão, próximo ao bairro Cocão, pegou fogo. As chamas teriam começado por volta das 20h30min, após um curto-circuito causado por um raio.
Conforme informações do Corpo de Bombeiros, que atenderam a ocorrência, as chamas se alastraram por cerca de um quilômetro no mato paralelo ao local, que foi isolado. Um cabo em chamas teria levado o fogo para a vegetação do outro lado da rua. Por volta das 22h30min, o fogo na subestação foi controlado.
Conforme a CEEE Equatorial, a subestação atende 60,5 mil clientes. Deste total, com manobras na rede, a companhia normalizou 93% dos consumidores afetados (54,5 mil), restando apenas 4 mil sem luz.