O Rio Grande do Sul registrou uma redução de 15,1% no número de pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTIs) por coronavírus no período de um mês. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), no final de janeiro deste ano, 529 pessoas estavam em estado grave, contra 449 nesta segunda-feira.
Com isso, na rede hospitalar, a taxa de ocupação geral das UTIs, em nível estadual, é de 59,1% nesta tarde, com estabilidade em relação a semana passada. Atualmente, 1.820 pacientes – contando todas as enfermidades – recebem tratamento intensivo.
Em Porto Alegre, o índice registrou queda em comparação a semana passada, passando de 90% para 82%. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 592 pessoas estão em estado grave. Desse total, 130 já receberam diagnóstico positivo para o coronavírus.
Leitos Clínicos
As internações em leitos destinados a pacientes de baixa e média complexidade também registraram redução., com queda de 45,7%. No final de janeiro, eram 1.679 pacientes nesta condição, ante 911 neste mês.