Realizada mudança da última família que habitava trecho da avenida Tronco, em Porto Alegre

Até o momento, 1.460 famílias já foram retiradas do local

Foto: Cindy Vitali/SMHARF PMPA

A última família que habitava o trecho de obras da Avenida Tronco, em Porto Alegre, deixou o local neste sábado. Pela manhã, equipes da prefeitura realizaram a mudança.

Conforme a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, a família da Mãe Sandra de Bará, que comanda uma casa de religião na localidade, se mudou para outro casa na mesma região.

O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, que esteve à frente das negociações com a família, destaca a importância do diálogo no processo. “Esse desfecho tranquilo e pacífico foi construído com muito entendimento entre as partes, para que fosse respeitada as características da casa de religião da Dona Sandra e, também, as necessidade do município para o avanço da obra. Estamos muito satisfeitos com esse resultado final, que demonstra profundo equilíbrio entre a gestão e o interesse dos moradores. Esse é o modelo que queremos seguir para todos os processos semelhantes dentro do município de Porto Alegre”, ressaltou o secretário.

Ainda segundo a pasta, a demolição da residência está prevista para acontecer na semana que vem pela  Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.

Até o momento, 1.460 famílias já deixaram a área de obras da avenida Tronco. A intervenção, que iniciou em 2012 para a Copa do Mundo, têm previsão de término ainda no final deste ano.

Bônus moradia

Desde 2012, foram pagos mais de 1.400 bônus moradia para as famílias da Tronco pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab), no valor de R$ 78.889,65. O recurso é destinado à compra de imóvel escolhido pelo beneficiário.

Obra

A intervenção, que conta com investimento de R$ 129 milhões, está dividida em quatro trechos. O trecho 1 e 2 atingiu 60% de execução, o 3 e 4 está com 80%. Mais de 70% do traçado de 6,5 quilômetros de extensão já estão prontos para o tráfego.