Inter e Grêmio buscam afirmação no Gre-Nal 435

Dupla mede forças pelo Gauchão, neste sábado, às 19h, no Beira-Rio

Gre-Nal 435 é válido pela 9ª rodada do Gauchão | Foto: Ricardo Duarte / Inter / Divulgação / CP

O Beira-Rio será palco de mais um Gre-Nal, o de número 435. Mais uma vez, os lados vermelho e azul medem forças, agora em uma época de afirmação de ambos os times. Com a temporada iniciando, o clássico vale pontos para ambos na fase classificatória do Campeonato Gaúcho, mas muito mais do que isso. Tanto Inter quanto Grêmio precisam comprovar que a mudança de rumos imposta recentemente pelas suas direções vai no caminho correto. Uma vitória sobre o mais tradicional adversário cai como uma luva para isso.

A princípio, a gangorra deveria estar desequilibrada. Afinal, a torcida colorada acaba de acompanhar a queda do rival para a Série B. No entanto, após seis semanas do início da temporada, ambos os times encontram-se em fases de afirmação, não apresentam um futebol regular e não entusiasmam suas torcidas. No Inter, Alexander Cacique Medina sofre sérias contestações, apesar de manter o apoio interno. No Grêmio, houve a troca de Vagner Mancini por Roger Machado, que estreou no último sábado, com uma vitória sobre o São Luiz, por 4 a 0.

O Inter prepara-se para o Gre-Nal desde domingo passado. Logo após a dura derrota de virada para o São José, no Passo da D’Areia, houve uma conversa forte ainda no vestiário. Os próprios jogadores discutiram, em alguns momentos de forma ríspida, os motivos do mau resultado e da má campanha no Gauchão. Chegaram à conclusão que boa parte da responsabilidade pelo problema era deles e decidiram reagir. Em tese, a remobilização terá início no Gre-Nal.

Além disso, o time colorado precisa de pontos. Faltam três rodadas para o final da fase classificatória e, até este momento, o Inter não garantiu matematicamente a sua passagem para os mata-matas decisivos. Uma vitória colorada também breca o Grêmio e reabre a possibilidade, mesmo que pequena, de o time colorado tentar o primeiro lugar na tabela, o que garantiria vantagens nas decisões seguintes.

O Grêmio, por sua vez, chega ao Gre-Nal embalado pela grande vitória sobre o São Luiz. Com apenas dois ou três treinos, Roger Machado conseguiu remodelar o time gremista, mesmo utilizando jogadores jovens, com quase nenhuma experiência no grupo principal, como o volante Bitelo, o meia Gabriel Silva e o meia Rildo. Manter o esquema e a juventude da estreia é a principal indefinição no lado gremista, já que veteranos como Thiago Santos voltam a ficar à disposição.

A decisão do técnico também refletirá no estilo de jogo que pretende impor. Contra o São Luiz, o Grêmio foi leve e rápido, com a ressalva de não ter sido atacado pelo adversário. Se optar por reforçar a marcação no meio, ganhará força e experiência, mas perderá agilidade. Outro ponto importante diz respeito ao centroavante. Diego Souza acusa problemas musculares desde o início da semana e virou dúvida. Se ele não jogar, Roger terá Churín ou Elias Manoel.

Apesar de boa parte dos treinos terem sido abertos para a imprensa, os trechos finais e decisivos foram fechados. Como em qualquer clássico, o suspense e o mistério serão ingredientes.

Campeonato Gaúcho – 9ª rodada

Inter 

Daniel; Bustos, Kaique Rocha, Cuesta e Moisés; Gabriel, Johnny, Edenilson, Taison, David; Wesley Moraes. Técnico: Alexander Medina

Grêmio

Brenno; Orejuela, Geromel, Bruno Alves e Nícolas; Thiago Santos, Villasanti, Bitelo, Rildo e Janderson; Churín (Elias). Técnico: Roger Machado

Arbitragem: Leandro Vuaden

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

Data e hora: 26/02, às 19h