IBGE aponta que Brasil tem quase 39 milhões de pessoas atuando na informalidade

Foto: Guilherme Testa / CP Memória

O País alcançou uma taxa de informalidade de 40,7% no mercado de trabalho no trimestre até dezembro de 2021. O mercado de trabalho registrou um recorde de 38,944 milhões de trabalhadores atuando na informalidade no período. No Rio Grande do Sul, a taxa de informalidade chegou a 33% em igual período.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), apurada pelo Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE). Em apenas um trimestre, mais 1,235 milhão de pessoas passaram a atuar como trabalhadores informais.

Já o desemprego entre as mulheres permaneceu consideravelmente mais elevado do que entre os homens no País no quarto trimestre de 2021. A taxa de desocupação do País desceu de 12,6% entre as mulheres no terceiro trimestre para 11,1% no quarto trimestre de 2021. Enquanto a taxa de desemprego foi de 9,0% para os homens no trimestre encerrado em dezembro, houve um resultado de 13,9% para as mulheres.

Por cor ou raça, a taxa de desemprego ficou abaixo da média nacional para os brancos, em 9,0%, muito aquém do resultado para os pretos (13,6%) e pardos (12,6%). A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto foi de 18,4%, mais que o triplo do resultado para as pessoas com nível superior completo, cuja taxa foi de 5,2%.