A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta sexta-feira mais dois autotestes de Covid-19 do país. O SGTi-flex COVID-19 Ag, da empresa Kovalent, e o Autoteste COVID Ag Oral Detect, da Eco Diagnóstica. O último produto é fabricado no Brasil e o primeiro que faz uso de saliva, ao invés de swab nasal. Os registros estão publicados no Diário Oficial de hoje.
Com as novas aprovações, quatro autotestes já estão autorizados no Brasil, e agora, a disponibilidade do teste no mercado farmacêutico depende das empresas detentoras do registro. “Para obter o registro, os produtos foram avaliados quanto à segurança, o desempenho e o atendimento aos requisitos legais exigidos aos autotestes”, informou a reguladora.
Na quarta-feira, a agência havia liberado a comercialização do Autoteste Covid Ag Detec, também da empresa ECO Diagnóstica. Na semana passada, a Anvisa publicou o registro de outro produto de autotestagem da Covid-19. O Novel Coronavírus Autoteste Antígeno, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos, também é feito com amostra de swab nasal não profunda e o resultado é revelado após 15 minutos.