Novo comando da Brigada Militar renovará todo armamento e investir em tecnologia

Coronel Cláudio dos Santos Feoli reforçou ainda durante o encontro com a impressa que "nenhuma pergunta ficará sem resposta"

Evento serviu também para anunciar o Major Oscar Bessi, como novo chefe da seção de comunicação | Foto: Alina Souza / CP

Em evento realizado no quartel da Brigada Militar, na manhã desta quarta-feira, o recém empossado comandante da geral da corporação, coronel Cláudio dos Santos Feoli, recebeu a impressa para divulgação das metas deste ano. Entre as mais relevantes está a da renovação completa do armamento usado pelo efetivo, padronizado para armas de 9mm, compra de viaturas semiblindadas e investimento em câmeras acopladas ao fardamento dos oficias. “Hoje, nós temos um desafio grande, o de seguir com a diminuição dos índices criminais. Por isso, nós estamos investindo na segurança do policial para ele prestar mais segurança com a máxima excelência”, reforçou em entrevista pra Rádio Guaíba.

“As câmeras irão propiciar mais transparência às ações da instituição ao mesmo tempo em que irá mostrar para a população rapidez de raciocínio que o policial tem que ter de acordo com a situação. Essa fração de segundo em que nós temos que tomar uma decisão que pode ter impacto de vida ou morte não é muitas vezes reconhecida. Esperamos que com o uso desse recurso será possível evitar o julgamento precipitado das ações policiais por pessoas que tem todo o tempo do mundo para fazer, que não sabem o que é estar no meio de uma situação de risco e stress”, contextualiza o comandante geral da Brigada Militar.

Hoje, as câmeras estão em fase de testes. Policiais do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral (CRPO Litoral) usam 14 bodycams. Quatro câmeras estão sendo utilizadas por equipes de Osório, e dez, em Capão da Canoa.

Outra projeto que deve ser implementado esse ano é a contratação de oficiais técnicos temporários. O objetivo seria oferecer vagas aos profissionais e especialistas das mais diversas áreas, como pilotos e engenheiros, com salários condizentes com as patentes já existentes na corporação, fazendo com que a Brigada Militar atenda melhor a população. A proposta já foi levada à Casa Civil e ser analisada em breve.

Reforço na área de imprensa da corporação 

Durante o evento, foi anuncia que Major Oscar Bessi será o novo chefe da seção de comunicação social da Brigada Militar. O também colunista do jornal Correio do Povo assume o cargo em março e substitui o tenente-coronel Cilon Freitas da Silva, que irá assumir o comando do 3º BPM, em Novo Hamburgo. Bessi era comandante do 27º Batalhão da Brigada Militar (BPM) em São Sebastião do Caí.