Municípios fazem inscrição dos interessados em açudes no Programa Avançar

Extensionistas rurais, prefeitos e secretários municipais participaram de uma reunião online, para nivelamento do Programa Avançar na Agropecuária e Desenvolvimento Rural – Eixo Estratégico Irriga + RS, do Governo do Estado. O objetivo é viabilizar a construção de cerca de 500 açudes para irrigação na região – 10 por município – almejando estabilidade nas produções para enfrentar as estiagens que ocorrem no Estado.

A reunião envolveu 49 municípios da região. Neste momento, a Emater/RS-Ascar e parceiros precisam fazer a ficha de inscrição dos interessados na construção de açudes, a lista de interessados por município e, em reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, serão selecionados os beneficiários que serão atendidos com as vagas disponíveis por município e criada uma lista de suplentes por ordem de prioridade.

Os interessados devem atender aos critérios de enquadramento: ser agricultor, pecuarista ou empreendedor rural familiar, assentado da reforma agrária, integrante de comunidade indígena ou remanescente de quilombo. E o local para construção do açude deve atender aos critérios ambientais, ou seja, não ser em área de preservação permanente (APP).

Para efetivação do programa, as prefeituras deverão firmar um convênio com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), aderindo ao programa.

Cada projeto pode ter o valor de até R$ 9mil, com recursos provenientes do Fundo de Recursos Hídricos, a fundo perdido, e contempla até 24 horas máquina por propriedade.