A implosão do antigo prédio da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) irá ocorrer no próximo dia 6 de março. A data poderá ser revista em caso de mau tempo. O trabalho foi marcado para às 9h em função da baixa circulação de carros e público. A área será completamente evacuada e isolada em um raio de 300 metros. Em segundos, a estrutura será demolida. Uma coletiva sobre a iniciativa será realizada nesta sexta-feira, às 11h.
O governo gaúcho contratou a empresa FBI Demolidora, que detém o maior know-how do país para realizar o serviço. O consórcio foi responsável pelas mais importantes implosões do Brasil como Edifício Palace II, no Rio, a penitenciária do Carandiru, em São Paulo, e o Estádio da Fonte Nova, em Salvador, por exemplo.
Em julho de 2021, um incêndio destruiu parte do prédio da SSP, resultando na morte de dois bombeiros, o tenente Deroci de Almeida da Costa, de 46 anos, e do sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, 51 anos.
Reunião para articular implosão
Nesta quarta-feira, a SSP promoveu uma reunião com representantes de todas as instituições que estarão envolvidas na operação para a implosão do local. A reunião buscou alinhar a atuação e as atribuições de cada instituição no processo. O vice-governador e chefe da pasta, delegado Ranolfo Vieira Júnior, reiterou a importância do encontro para alinhar os detalhes finais do plano de ação.
Realizamos hoje importante reunião de alinhamento com todas as instituições que estarão envolvidas na implosão da antiga sede da @SSP_RS. Encontro fundamental para ajustarmos os detalhes e garantirmos a segurança da operação, com os menores transtornos possíveis. pic.twitter.com/SEqj6vvzUz
— Ranolfo Vieira Júnior (@DelegadoRanolfo) February 23, 2022