Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro ganhou uma prancha de surfe autografada pela atleta olímpica Silvana Lima. O mandatário participou do evento em alusão ao projeto de lei que institui o Plano Nacional do Desporto (PND), antiga reivindicação da comunidade esportiva. O texto será enviado, agora, para apreciação do Congresso Nacional.
Em discurso, o presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, contou que queria quebrar o protocolo e anunciou a entrega do presente a Bolsonaro. “Queria convidar aqui para te entregar uma prancha autografada por um de nossos atletas, a Silvana Lima”, disse Fausto Ribeiro. A instituição tem diversos projetos de incentivo ao esporte e a surfista é uma das patrocinadas.
Na sequência, o objeto foi entregue pelo presidente do BB DTVM (Gestão de Recursos – Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários), Aroldo Medeiros.
Ainda na cerimônia, o chefe do Executivo comemorou a assinatura do projeto de lei, elaborado pela Secretaria Especial do Esporte, vinculada ao Ministério da Cidadania. Bolsonaro afirmou que a pasta, comandada por Marcelo Reis Magalhães, merece o status de ministério.
Silvana, que autografou a prancha, já foi duas vezes vice-campeã mundial de surfe – em 2018 e 2019. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, foi derrotada nas quartas de final do surfe feminino pela norte-americana Carisa Moore.