Porto Alegre inicia aplicação da segunda dose de Coronavac em crianças

Doses estarão disponíveis para vacinados em 26 de janeiro

Foto: Giulian Serafim/PMPA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dará início, nesta quarta-feira, à aplicação da segunda dose da vacina Coronavac contra Covid-19 em crianças de 6 a 11 anos (exceto imunocomprometidas). As doses estarão disponíveis para vacinados em 26 de janeiro doses estarão disponíveis para vacinados em 26 de janeiro, completando o intervalo de 28 dias entre as aplicações.

O imunizante será oferecido nas mesmas 24 unidades de saúde que já possuem a vacina, mediante apresentação da carteira com o registro da primeira dose. Confira os endereços neste link.

Na quinta-feira, a aplicação será feita em crianças vacinadas dia 27 de janeiro, e assim sucessivamente. “É muito importante que as famílias fiquem atentas aos prazos da segunda dose para completar o esquema vacinal, pois só assim as crianças estarão efetivamente protegidas”, destaca o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta.

Pais ou responsáveis legais da criança devem estar presentes no momento do atendimento e apresentar documento de identidade ou enviar autorização assinada. Após a aplicação, as crianças devem aguardar 20 minutos na unidade de saúde para observação.

A vacinação infantil começou em 19 de janeiro em Porto Alegre, com a aplicação da Pfizer/BioNTech pediátrica. Já utilização das primeiras doses de Coronavac/Butantan em crianças teve início em 26 de janeiro. Para vacina pediátrica da Pfizer, ainda não há crianças aptas a tomar a segunda dose na Capital, pois o prazo é de oito semanas após a primeira dose.