A Secretaria Estadual da Saúde (SES) alerta a população gaúcha sobre os baixos níveis dos estoques de sangue no Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs) e pede que todos que puderem busquem realizar doações, de qualquer tipo sanguíneo. Gesiane Almansa, coordenadora do Hemorgs, ressalta que “uma doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas”.
A coordenadora também esclarece que, em janeiro deste ano, ocorreu uma mudança nas normas para quem vai doar sangue após a contaminação da Covid-19. As pessoas que foram contaminadas pelo coronavírus podem, após 10 dias de cura e estando assintomáticos, voltarem à rotina normal de doação nas unidades coletoras.
O atendimento está sendo realizado preferencialmente através do agendamento, que pode ser feito neste link. As doações podem ser feitas nos hemocentros das cidades de Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Maria e Pelotas. Para facilitar a doação de sangue em mais locais do interior do Estado, a SES está instituindo Pontos de Coleta de Sangue para além dos hemocentros regionais. Atualmente, o serviço é oferecido em Sapucaia do Sul, mas também estão previstas unidades em Frederico Westphalen, Bagé e Vacaria.