Busca por dinheiro “esquecido” já envolve mais de 102 milhões de consultas

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

As consultas no SVR (Sistema de Valores a Receber) do Banco Central já passam de 102 milhões, conforme o último balanço, que considera os acessos até a meia-noite de domingo. Deste número, 100.151.199 milhões são consultas de pessoas físicas e 2.550.499 milhões de pessoas jurídicas. Conforme último levantamento divulgado pelo BC, 21.886.963 milhões de cidadãos têm saldos para resgatar. Além disso, 251.243 mil empresas também possuem valores esquecidos em contas antigas.

Os valores a receber serão conhecidos apenas no momento do resgate, que foi escalonado em três grupos para evitar uma corrida bancária. A estimativa do Banco Central é de haja um total de R$ 8 bilhões a serem recuperados, dos quais R$ 3,9 bilhões devem ser liberados nesta etapa – para mais de 28 milhões de cidadãos e empresas.

Para saber quanto receberá de volta, será necessário estar cadastrado na plataforma Gov.br do governo federal, com um nível de acesso prata ou ouro – que demandam mais autenticações, como reconhecimento facial e autorização via aplicativo do banco. A devolução do dinheiro poderá ser feita via Pix a partir de 7 de março.

Aqueles que não tiverem ou preferirem não indicar uma chave na hora de pedir a transferência serão informados pelos respectivos bancos sobre como será feito o depósito. Se o cidadão não conseguir acessar o site no dia indicado pelo sistema do BC, deve voltar ao valoresareceber.bcb.gov.br em outro momento e repita o processo. O sistema vai te informar uma nova data para retorno.