Bebida nos Estádios: Carlos Búrigo é escolhido como relator do projeto na CCJ

Expectativa é que o projeto seja votado ainda no primeiro semestre de 2022

Assembleia Legislativa | Foto: Guerreiro / Agência ALRS / CP

A pauta das bebidas nos estádios ganhou um novo capítulo. O projeto de lei, que tem como objetivo liberar o consumo de bebida alcoólica dentro das arenas de futebol pelo Rio Grande do Sul, foi enviado para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira. A relatoria do projeto ficará a cargo do deputado Carlos Búrigo (MDB).

Procurado pela reportagem, Búrigo afirmou que quer analisar o projeto antes de se manifestar. Um dos líderes do grupo que protocolou o projeto na Assembleia Legislativa, o deputado Fábio Ostermann (Novo), explica que a expectativa é que o projeto seja votado ainda no primeiro semestre de 2022. “Estamos otimistas, em relação ao seu prosseguimento na Assembleia. Esperamos um parecer favorável nas próximas semanas, por estarmos convencidos da constitucionalidade desse projeto e também por sabermos que o relator vem de um município que tem dois clubes que vem sofrendo muito com a proibição, que são o Juventude e o Caxias”, detalhou.

Proibido desde abril de 2008, através de Lei Estadual, o consumo de bebidas alcoólicas em estádios de futebol tinha como objetivo reduzir os índices de violência entre as torcidas, durante as partidas. Em 2018, um projeto para liberar o consumo foi votado e aprovado pelos parlamentares gaúchos, mas vetado pelo governador Eduardo Leite. Em dezembro de 2021, liderados pelos parlamentares do partido Novo, Giuseppe Riesgo e Fábio Ostermann, um grupo de deputados protocolou um novo projeto de lei na Assembleia Legislativa com o intuito de regulamentar a prática.

Se a matéria for aprovada pela CCJ, ela estará pronta para ser votada pelos parlamentares gaúchos. A partir da decisão dos deputados a proposta segue para a avaliação do governador Eduardo Leite.