EUA anunciam sanções econômicas a regiões separatistas na Ucrânia

Casa Branca também deve divulgar nas próximas horas restrições contra a Rússia por violações dos compromissos internacionais

Os Estados Unidos anunciaram na tarde desta segunda-feira um conjunto de sanções econômicas contra os territórios separatistas pró-Rússia na Ucrânia, reconhecidos pelo presidente russo Vladimir Putin por decreto.

Em comunicado da Casa Branca, o presidente Joe Biden deve assinar nas próximas horas uma Ordem Executiva que determinará a proibição de operações comerciais com a República Popular de Donetsk e da República Popular de Lugansk.

“O presidente Joe Biden emitirá em breve uma Ordem Executiva que proibirá novos investimentos, comércio e financiamento por pessoas dos EUA para ou nas chamadas regiões de Donetsk e Lugansk na Ucrânia”, informa o comunicado.

Ainda por meio de nota, a Casa Branca destacou que em breve serão divulgadas medidas adicionais em relação à “flagrante violação dos compromissos internacionais da Rússia”. O governo ressaltou que estas sanções não teriam ligação com o pacote de ações para retaliar uma possível ofensiva russa à Ucrânia.

“Essas medidas são separadas e seriam adicionais às medidas econômicas rápidas e severas que estamos preparando em coordenação com os Aliados e parceiros caso a Rússia invada ainda mais a Ucrânia.”

A Casa Branca também informa que continuará “a consultar de perto de perto os Aliados e parceiros, incluindo a Ucrânia” para as próximas ações diante da escalada russa. “Prevemos um movimento como esse da Rússia e estamos prontos para responder imediatamente”, conclui.