A ocupação dos leitos de terapia intensiva em Porto Alegre apresentava tendência de crescimento até o início da noite desta segunda-feira, com 647 hospitalizações. A taxa de lotação era de 88,75%. Do total, 147 pacientes tinham diagnóstico para a Covid-19 – mesmo número de internações por conta da doença da véspera. Outras dez pessoas apresentavam diagnóstico suspeito do novo coronavírus.
A exemplo da semana anterior, os hospitais Ernesto Dornelles, com 142,5% de lotação, e Nossa Senhora da Conceição (109,43%) operavam acima da capacidade. O Hospital da Restinga não tinha leitos disponíveis. Outras instituições monitoradas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apresentavam ocupação superior a 85%: Instituto de Cardiologia, Hospital de Clínicas, Santa Casa, Mãe de Deus, Pronto Socorro, Divina Providência e Independência.
No Rio Grande do Sul, as internações em UTIs apresentavam redução em relação à véspera, com 1.861 pacientes em estado grave, o equivalente a 60,5% de taxa de ocupação. Após registrar seis dias de queda nas hospitalizações por Covid-19, a rede de saúde voltou a apresentar aumento dos casos confirmados para a doença, com 498 leitos de terapia intensiva ocupados por pacientes Covid-19.
Conforme boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (SES), mais 15 pessoas morreram em decorrência de complicações da doença. Com isso, o total de óbitos chega a 37.922 desde o início da pandemia. Outros 2.464 novos casos da doença foram confirmados, elevando o total para 2.098.858.