Internações por Covid-19 diminuem pelo sexto dia seguido no RS

Com 494 pacientes, rede hospitalar tem o menor número de internações em UTIs em três semanas

Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

As internações por conta do coronavírus em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) seguem apresentando redução no Rio Grande do Sul neste domingo. Com 494 pacientes com diagnóstico de Covid-19, o sistema de saúde registrava redução dos casos graves em decorrência da doença pelo sexto dia seguido. De acordo com o Painel Coronavírus RS, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), é o menor número de internações em leitos de terapia intensiva em três semanas.

Desde a semana anterior, quando a rede hospitalar chegou a registrar 583 pacientes com a doença, a ocupação de leitos de UTIs destinados a pessoas com a Covid-19 mantém tendência de queda. As internações em leitos clínicos também apresentavam diminuição nos últimos três dias e totalizavam 1.003 pacientes – menor número desde 23 de janeiro, quando havia 988 hospitalizações.

Conforme boletim epidemiológico da SES, mais 26 pessoas perderam a vida em decorrência da Covid-19. Em fevereiro, já 820 mortes por conta da doença. O total de óbitos desde o início da pandemia chega a 37.908. A SES confirmou 4.187 novos casos da doença, elevando o total de fevereiro para 162.546 – que já o terceiro mês com maior número de contágio de Covid-19.

Em Porto Alegre, com 631 pacientes em estado grave, as internações apresentavam estabilidade, com 87,76% dos leitos ocupados. Do total, 147 pacientes tinham diagnóstico para a Covid-19. Os hospitais Ernesto Dornelles e Nossa Senhora da Conceição operavam acima da capacidade. Outras instituições referência no tratamento da doença apresentavam ocupação superior a 90%, como Hospital de Clínicas, Santa Casa e Mãe de Deus.