MDB gaúcho se reúne neste domingo para definir novo comando

Entre os principais desafios da nova direção, evitar a ampliação do racha já existente no partido

Foto: Natanael Engel/MDB

O MDB, um dos maiores partidos do Rio Grande do Sul e do País, vai realizar convenção, neste domingo, das 8h30min às 13h, para definir o novo comando estadual da sigla. O processo de eleição interna vai ter chapa de consenso e Fábio Branco, atualmente na interinidade, deve ser confirmado como presidente titular.

O novo presidente, junto de lideranças históricas do partido, vai ter o desafio de buscar uma fórmula visando consenso sobre quem vai ser lançado pré-candidato do MDB ao Piratini. Seguem no páreo o deputado federal Alceu Moreira, que se licenciou da presidência e acumula longa história política, e deputado o estadual Gabriel Souza, que teve ascensão meteórica e presidiu a Assembleia Legislativa em 2021. Por ora, nenhum dos dois se mostra disposto a recuar.

Os principais desafios do novo comando do MDB serão o de evitar a ampliação do racha já existente no partido e definir, rapidamente, quem vai disputar o governo estadual. Enquanto líderes como o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, defendem que a definição ocorra somente em abril, após a janela do troca-troca partidário, uma ala do MDB defende que a sigla já perdeu tempo demais, o que prejudica a política de alianças para o primeiro turno.

*Com informações da colunista Taline Oppitz