O número de mortos em Petrópolis, na região serrana fluminense, subiu para 130, segundo dados divulgados pela Defesa Civil do Rio de Janeiro. A cidade passa pelo terceiro dia de recuperação das áreas atingidas por um temporal, no início da semana, e ainda sofre com a chuva contínua.
Pelos registros das equipes da Defesa Civil Municipal, houve registro de 553 ocorrências, entre elas 436 deslizamentos de terra, 29 alagamentos e 88 avaliações de risco. Em razão do acumulado pluviométrico das últimas horas e da previsão de permanência de chuva para o município, todas as sirenes do primeiro distrito permaneceram acionadas ao longo da noite. Conforme os últimos dados, 849 pessoas permanecem em 19 pontos de apoio da cidade.
“Seguimos em mais um dia de muito empenho no atendimento à população para retomar o funcionamento da nossa cidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, que agradeceu o reforço de órgãos dos governos estadual e federal.
De acordo com o secretário de Defesa Civil, Tenente Coronel Gil Kempers, os trabalhos de atendimento a chamados e de acompanhamento das ocorrências dos últimos dias permanecem com todo o efetivo. “Nosso efetivo está completamente empenhado nos atendimentos de novos chamados, além de dar suporte na continuidade dos casos registrados nesse período”, relatou.
Conforme a Defesa Civil, não houve novos pedidos ao longo da noite, mas durante a madrugada os agentes concluíram um atendimento no bairro do Bingen, causado pela queda de um muro e de árvore próxima a residências. “Já na manhã desta sexta-feira (18), os agentes se distribuem em diversos atendimentos pela cidade”, completou em nota.
Teresópolis
No município de Teresópolis, vizinho a Petrópolis, a Defesa Civil informou que a cidade permanece em Estágio de Atenção devido aos acumulados e à previsão de continuidade de chuva moderada a ocasionalmente forte no final da tarde e início da noite de hoje.
Ontem foram registradas nove ocorrências, sendo três deslizamentos, quatro vistorias em árvores e dois alagamentos/enchentes. Não há vitimas e nem desabrigados ou desalojados até o momento.